Octavio Neto: o nome do mercado de eventos no Brasil

Octavio Neto: o nome do mercado de eventos no Brasil

Com 23 anos de atuação no mercado, Octavio já deu mais de duas voltas ao mundo no carpete das feiras

Visionário, esse seria o adjetivo que melhor combinaria com o publicitário e jornalista Octavio Neto. Pioneiro na cobertura jornalística de feiras de negócios, com 23 anos de atuação no segmento, já visitou 5.000 feiras e outros 3.000 eventos, acumulando cerca de 27 mil entrevistas com empresários, organizadores e autoridades públicas.

Reconhecido mundialmente por sua atuação no mercado de eventos e turismo de negócios, Octavio foi responsável por movimentar milhões de reais de forma direta e indireta neste setor, colando na mídia eletrônica e impressa centenas de empresas, gerando também, relacionamento entre executivos de mais de 50 macro segmentos econômicos, incentivando novos negócios. Assim, se tornou um líder e uma pessoa de grande influência no mercado. Tanto que em ano de Olimpíadas, onde todos buscam a presença do executivo maior do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, Octavio garante sua presença em seu evento, o XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, que debaterá temas como: “Por que feiras em tempos de crise?” apresentado por Ligia Amorim, Diretora geral da NürnbergMesse Brasil e 1ª vice-presidente do capítulo América Latina da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry; “A agenda positiva das Olimpíadas e benefícios para o Turismo” com Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB);  e “Oportunidades em época de ajustes” conduzido por Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e Ministro das Comunicações em 1998, no governo FHC.

Sempre trabalhando para o crescimento dos segmentos de eventos e turismo de negócios, Octavio sabe da importância das ações governamentais para o desenvolvimento do setor. Desta forma, o empresário também marca sua presença no cenário político, e traz para o palco de debate os dois principais Secretários de Turismo do país, Roberto de Lucena do Estado de São Paulo e Nilo Sergio Felix do Estado do Rio de Janeiro.

Como toda relação econômica é composta por um tripé, este mercado também não foge a regra, e compõe seu cenário com a iniciativa privada, o Governo e o consumidor. A iniciativa privada se faz presente através das Promotoras de Feiras, Dirigentes de Pavilhões de Exposições, Centros de Convenções, Companhias Aéreas, Redes Hoteleiras, Prestadores de Serviços, Agências de Eventos, Marketing e Live Marketing, Hosted Buyers, Gestores de Compras, facilities e de Viagens de Incentivo; neles Octavio atua como articulador, pois consegue entender as necessidade de cada um e auxiliá-los em como atuar de forma complementar, já que todos buscam o mesmo objetivo: a promoção do mercado.

Na última ponta está o consumidor, em alguns casos o elo mais fraco, porém para Octavio é de suma importância, por isso criou canais de comunicação, onde é possível conhecer o que esta sendo feito para e pelo mercado. Além de acompanhar as melhorias privadas e públicas e os próximos passos do setor.

Mas para chegar nesse momento e se tornar uma referência no segmento, Octavio percorreu um longo caminho, que começou em 1993, quando percebeu um ramo, até então, inexplorado na televisão: a cobertura de feiras de negócios. Assim, em 1995 criou o Radar Television com o objetivo de cobrir jornalisticamente o mercado de eventos.

Desde então o programa nunca mais saiu do ar e foi transmitido por diversas emissoras: Manchete, Rede Mulher (1996 – 1999), Rede Horizonte (1999 – 2001), TVA, canal 18 de São Paulo (2000 – 2001), TV Bandeirantes (2001 – 2002), Rede 21 (2002 – 2005), TV Gazeta (2005 – 2007), e atualmente na Rede CNT, todas as segundas a partir das 22:50 horas.

Do Radar Television nasceu o Grupo Radar de Comunicação, que tem sob seu guarda chuva o próprio programa, a revista bimestral Radar Magazine, o Portal Radar na internet e ainda dois eventos que são referências para o Turismo de Negócios:  Encontro do Setor de Feiras e Eventos e o International Trade Fairs and Events Meeting.

O Grupo Radar, uma empresa de comunicação corporativa, focada no segmento M.I.C.E. (Meetings Incentives Conferences Events), tem como missão promover e fomentar o crescimento do segmento na economia através de importantes ferramentas:

Programa Radar Television: revista eletrônica, há 21 anos no ar, oferece visibilidade ao setor através da cobertura de feiras, eventos e entrevistas com lideres empresarias.

Portal Radar: possui um vasto conteúdo do setor de Turismo de Negócios, Feiras e Eventos, matérias do Radar Television, notícias, serviços e entretenimento. Conta com colunistas de renome e uma base de dados com mais de 50 mil cadastros de executivos de alto cargo.

Radar Magazine: reconhecida como uma importante plataforma de comunicação do mercado.  Inovadora e dinâmica apresenta o setor de Turismo de Negócios, Feiras e Eventos com toda sua potencialidade através de matérias sobre as principais feiras e eventos de cada bimestre.

ITFEM – Encontro Internacional do Setor de Feiras e Eventos: tem o objetivo de fomentar o Turismo de Negócios entre diferentes destinos e a cidade de São Paulo. Sua 1º e 2º edição foram em Orlando, a 3º em Aruba, e 4º na Republica Dominicana, o 5º na Turquia e o mais recente, em 2015, no México (Riviera Maya/Cancun).

ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos: em sua 11ª edição, o Encontro tem como objetivo promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.

Assim, Octavio Neto conduz seus negócios, sempre a frente de seu tempo, mas se importando com a ética e a clareza das informações. Preocupado em fomentar o mercado de eventos e o turismo de negócios, o empresário enxerga este mercado como um gerador de divisas para o Brasil e, por consequência, novas oportunidades de empregos e crescimento cultural para o país.

Por isso, quando se pergunta ao empreendedor, sobre o atual cenário econômico, sua resposta é simples e positiva: “É possível driblar a crise usando a criatividade, buscando parcerias e novos negócios para fomentar o mercado nacional”.  Octavio ainda continua: “Todo brasileiro é responsável pela economia do país, não podemos ficar esperando que só o Governo faça a sua parte. Nós também temos que assumir a nossa responsabilidade. Fazer a economia girar. Criar oportunidades”, conclui o empresário.

Sobre o Grupo Radar de Comunicação

Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos.  Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas às segundas, às 23h, na Rede CNT);  Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias quentes sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana e Aruba).

Conheça mais sobre nossas plataformas acessando nossos canais na internet:
www.portalradar.com.br – https://issuu.com/revistaradarmagazine e  www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.

 

 Informações para imprensa:

MM Agência – (11) 2769-7743
Elaine Mandarino – elaine.mandarino@mmagencia.com.br  Tel: (11) 99113-7122
www.mmagencia.com.br

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *